Técnica de instrução TWM

A estrutura do Wing Chun é composta por três formas de mãos, uma forma com o boneco de madeira, uma forma de bastão e uma forma com facas duplas.

SIU NIM TAO: Pode se traduzir como “pequena ideia ou imaginação”. Todos os princípios do Wing Chun estão nesta forma e nela temos o início da estrada que leva ao refinamento e consciência marcial.  Ensina ao estudante o esforço e a liberação da energia através das mãos, triangulação e ângulos da postura corporal, enraizamento e distribuição centralizada do peso do corpo.

CHUN KIU: Esta segunda forma se traduz como atravessando a ponte e introduz deslocamentos e chutes. Na prática desenvolve o equilíbrio dinâmico do corpo do estudante, aprendendo como sincronizar as mãos e as pernas. O conceito do Chun Kiu ensina o estudante a fechar as guardas durante uma luta.

BIU JEE: Esta terceira forma se traduz como dedos penetrantes. A parte mais importante desta forma é aprender a concentrar toda a sua energia em uma única batida usando a combinação do cotovelo dedo e da mão golpeando com o corpo em rotação.

MUK YAN JOONG: Contém inúmeras aplicações práticas para o combate e contém todos os fundamentos técnicos de mãos e pernas. A aprendizagem consiste em 7 partes distintas. A prática constante desenvolve força, energia e potência nos braços, punhos e pernas. 

LOK DIM BOON GWAN: O bastão possui técnicas rápidas, marcantes e poderosas. Cada técnica foca diretamente ao adversário, sem desperdício de movimento. O peso do bastão contribui para melhorar a estabilidade da posição e movimentos corporais.

BAK JOM DAO: O facão de Wing Chun funciona como extensão das mãos e utiliza as técnicas aprendidas nas 3 formas anteriores.  Cada movimento forma cortes e bloqueios em direção ao centro do oponente. 

Método TWM de instrução

Training Within Movement – Treinamento Dentro do Movimento tem como fundamento para instrução três conceitos:

  1. Demontração e explanação do movimento como deve ser realizado 
  2. Execução conjunta, instrutor e aluno, passo a passo repetindo a explicação cada etapa
  3. O aluno demonstra o movimento com o suporte da explicação do instrutor

Evolução do conhecimento e graduação